top of page

Cândido Portinari, o pintor das lavouras de café!

Atualizado: 29 de jan. de 2023

Por Guilherme Ghirardelli Gonçalves • 10 de set. de 2021

Por isso, nós da FG Corretagens decidimos inaugurar com este importante artista a nossa pauta de cultura!

Portinari nasceu no interior de São Paulo, na cidade de Brodowski , filho de imigrantes italianos, Giovan Battista Portinari e Domina di Bassano. Era o segundo filho de 12 irmãos, começou a pintar aos 6 anos de idade e ajudou na restauração da igreja de sua cidade.


Mas qual a relação de Candinho com as lavouras de café? A pergunta é muito simples de ser respondida, Portinari nasceu numa fazenda que tinha lavoura de café, a Fazenda Santa Rosa.


No projeto Portinari, comandado por seu filho João Candido Portinari, podemos encontrar 257 obras de arte sobre o grão de café. As telas geralmente mostram o cotidiano na lavoura, o trabalho braçal, secagem, transporte ou até mesmo os ricos produtores de café da época.


Inclusive, foi em 1935 com tela Café que Portinari ganhou destaque internacional, a tela retrata os trabalhadores de café na fazenda, a colheita do grão.


Como um detalhe importante, exagerava nas formas dos pés, que eram grandes e fincados na terra. Ao mesmo tempo em que exaltava a força dos lavradores, denunciava que o trabalho exaustivo deformava as pessoas. Essa técnica é bem marcante na famosa tela “O Lavrador de Café” (1934). O trabalhador sequer encara o observador, pois está focado no trabalho.


Essa foi a importância de Portinari, ou melhor Portinari do Brasil







Comentarios


bottom of page